O norte-americano John Isner, 30º da ATP, converteu duas dezenas de aces e venceu nos detalhes o russo Andrey Rublev, 7º, nas oitavas de final do Masters 1000 de Toronto, no Canadá, e encara o francês Gael Monfils, 22º, que bateu o americano Frances Tiafoe.
Isner precisou de 1h42 para superar o quarto favorito da disputa com placar apertado de 7/5 7/6 (5) tendo disparado 20 aces contra 10 de Rublev, que cometeu quatro duplas-faltas contra uma do americano, que venceu 77% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 84% de aproveitamento do russo.
A partida foi marcada por equilíbrio das disputas e por Isner não ter seu saque ameaçado no primeiro set, mas tendo forçado o russo a sair de 0/40 no 8º game e conquistando a quebra no 12º fechando a parcial. No set seguinte, foi a vez do americano sair de um 0-40 e salvar um total de quatro breakpoints no 7º game e sacando firme empurrar a decisão para o tiebreak, onde sacou melhor.
Isner busca vaga na semifinal do torneio canadense contra o francês Gael Monfils que precisou de 1h28 para superar Tiafoe com placar de 6/1 7/6 (2).
Monfils e Isner se enfrentaram 12 vezes no circuito profissional e o francês levou a melhor em sete oportunidades. Este será o quinto confronto entre eles na chave de um Masters 1000.