Vindo do título no saibro sueco de Bastad, o norueguês Casper Ruud, 14º da ATP, teve uma grande estreia na chave do ATP 250 de Gstaad, na Suíça, diante do austríaco Dennis Novak, 124º, e aguarda por definição de rival.
Cabeça de chave três, Ruud estreou diretamente nas oitavas de final e precisou de 1h38 para fechar o placar em 6/4 7/6 (5) tendo convertido cinco aces contra um de Novak, que cometeu as três duplas-faltas da partida e venceu 80% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 92% de aproveitamento do norueguês que perdeu apenas 3 pontos em todo o jogo neste fundamento.
Na primeira etapa, Ruud foi o único a pressionar o rival e chegou a ter 0-40 no sexto game, mas viu Novak salvar os três breakpoints, seguiu insistindo e conquistou quebra crucial no 10º game. Já na segunda etapa, a disputa foi equilibrada e sem chances de quebras chegou ao tiebreak, onde Ruud conquistou a mini-quebra no segundo ponto ao forçar erro do adversário e manteve a vantagem.
Em busca de mais uma semifinal, Ruud encara o vencedor do duelo entre o francês Benoit Paire e o holandês Tallon Griekspoor.