Em dia de estreias de favoritos no ATP 250 de Gstaad, na Suíça, o segundo principal favorito, o espanhol Roberto Bautista Agut, 16º da ATP, foi surpreendido pelo francês Arthur Rinderknech, 100º. Já o chileno Cristian Garin confirmou favoritismo.
Rinderknech precisou de 1h34 para superar o espanhol, que preferiu não disputar os Jogos Olímpicos, com placar de 6/2 6/4 tendo disparado oito aces contra dois de Bautista, que cometeu cinco duplas-faltas contra duas do francês, que venceu 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 62% de aproveitamento do espanhol.
Em busca de vaga na semifinal do torneio, Rinderknech encara o sétimo favorito da disputa, o sérvio Laslo Djere, 52º e algoz do paranaense Thiago Wild na primeira rodada, e que bateu nas oitavas o belga Zizou Bergs, 212º, em 6/2 4/6 6/2.
Rinderknech e Djere nunca se enfrentaram no circuito profissional.
A vitória de Garin
Ao contrário de Bautista, o chileno Cristian Garin, 19º, fez valer sua condição de quarto favorito do torneio e ao estrear diretamente nas oitavas de final precisou de 54 minutos para superar o australiano Marc Pollmans em 6/3 6/0 tendo convertido quatro aces contra um de Pollmans, que cometeu a dupla-falta da partida e venceu 48% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 86% de aproveitamento do chileno.
Nas quartas de final, Garin enfrenta o francês Hugo Gaston, 155º, que venceu o argentino Federico Delbonis em 6/0 6/7(2) 7/6 (3).
Gaston e Garin nunca se enfrentaram no circuito profissional.