Principal favorito na chave de Hamburgo, na Alemanha, o grego Stefanos Tsitsipas, quarto da ATP, venceu com autoridade o local Dominik Koepfer, 59º, e está mais perto da possibilidade de desbancar Rafael Nadal do 3º posto do ranking da ATP.
Tsitsipas precisou de 1h45 para fechar o placar em 7/6 (2) 6/3 tendo convertido três aces contra um do alemão e vencido 86% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 68% de aproveitamento de Koepfer, que cometeu duas duplas-faltas contra quatro do grego.
O primeiro set foi marcado por trocas de quebras entre os tenistas nos dois primeiros games e depois se estabeleceu. No 12º game, Koepfer foi pressionado salvou cinco setpoints, não levou a quebra e forçou o tiebreak. Ali, cometeu erros a mais que o grego e após sequência de mini-quebras entre o segundo e sétimo pontos, a parcial ficou com o grego.
No segundo set, o grego viu o alemão salvar três breakpoints já no primeiro game, se sustentar, mas não ser efetivo nos games de devolução e então ser quebrado no sétimo e nono games.
Nas quartas de final do torneio, Tsitsipas enfrenta o sexto favorito, o sérvio Filip Krajnovic, 44º, que bateu o experiente local Philipp Kholschreiber em 7/5 4/6 6/3.
Tsitsipas e Krajnovic se enfrentaram duas vezes no circuito profissional e o grego venceu as duas.
Stefanos Tsitsipas está a três vitórias de desbancar Rafael Nadal como número 3 do mundo, mas para isso, precisa ser campeão em Hamburgo.