Campeã de Wimbledon pela primeira vez, a australiana Ashleigh Barty empliou a vantagem no ranking feminino da Associação das Tenistas Profissionais, a WTA. Ela somou sua 84ª semana na frente da tabela feminina.
Barty foi aos 9635 pontos contra 7336 da japonesa Naomi Osaka, vantagem de 2.300 pontos o que dá uma segurança para a tenista uma vez que Osaka defenderá o título do US Open a partir do fim de agosto.
A bielorrussa Aryna Sabalenka, semifinalista em Londres, subiu um posto para o terceiro lugar. Sofia Kenin ganhou dois e é a quarta seguida pela canadense Bianca Andreescu e a ucraniana Elina Svitolina. Vice em Wimbledon, Karolina Pliskova subiu seis e é a sétima. Iga Swiatek é a oitava seguida pela romena Simona Halep que não jogou Wimbledon e despencou do terceiro para o nono lugar. Ela defendia o troféu de 2019. A espanhola Garbiñe Muguruza é a décima. Serena Williams, que defendia o vice, caiu para o 16º posto, oito abaixo da última lista. Ela se machucou na quadra na estreia em Londres e abandonou.
Entre as brasileiras, Bia Maia subiu oito e é a 180ª, Gabriela Cé perdeu dez e é a 250ª, Laura Pigossi é a 317ª e Carol Meligeni e 328ª.