Número 1 do mundo, a australiana Ashleigh Barty está na grande final de Wimbledon pela primeira vez na carreira e o fez "jogando seu melhor tênis em muito tempo", muito graças a rival, em sua opinião, que lhe tirou "o melhor" em quadra.
Ash Barty foi só elogios a Angie Kerber durante conversa com os jornalistas em Londres.
"Foi incrível. Foi quase um momento de alívio e de pura emoção. Era algo que eu nunca, nunca soube se sentiria. Acho que poder ter a oportunidade de jogar uma final aqui em Wimbledon é incrível. Este jogo foi de grande nível, o melhor nível que joguei em muito tempo. Acho que Angie é uma competidora maravilhosa. Ela tirou o melhor de mim hoje. Acho que poder me desafiar contra uma campeã como ela, foi bom jogar em um nível muito bom ao longo do jogo, lutei e quando tive que controlar bem a bola. Mas ser capaz de ter essa sensação no último ponto foi incrível", resumiu a partida a australiana.
A número 1 do mundo, campeã de Roland Garros em 2019, reconheceu que o aspecto mental é algo que tem sido de suma importância para a sustentação do seu jogo, em especial na grama londrina: "Acho que é sobre o momento, é assimilá-lo e aproveitá-lo. Quando você joga um grande jogo como este, é claro que as apostas são altas. Também é muito fácil para mim voltar ao fato de que se trata de uma partida de tênis. Obviamente, trabalho muito nos bastidores com minha equipe para tentar me colocar nesses momentos, mas também é muito importante aproveitar os momentos".
A australiana ressaltou como se sentiu durante toda a competição, em especial nesta semifinal: "Eu me diverti muito. Essa foi a minha abordagem. Eu queria ir lá e curtir o papel de Angie em um momento tão incrível e, independentemente do resultado, sair da quadra sabendo que gostei, me diverti e meio que tentei e dei tudo de mim".
Ashleigh Barty elogiou a adversária em diversos momentos e recordou que Kerber é campeã de três títulos do Grand Slam, incluindo Wimbledon em 2018. Barty ressaltou que foi a adversária que "tirou o melhor" dela em quadra: "Ela é uma grande campeã. Eu sabia que tinha que fazer o meu melhor hoje para superá-la. Ela realmente trouxe à tona o melhor em mim hoje. Ser capaz de enfrentar este desafio e esta ocasião foi realmente emocionante".