O Instituto Cidadania Através do Esporte (Cades) iniciou em Paraisópolis, segunda maior comunidade da capital paulista, e no Jardim Palma, ambos localizados na zona sul de São Paulo, o projeto “Escola de Tênis para Meninas” com as alunas da faixa etária de 6 a 14 anos da Escola Municipal Dom Veremundo Toth e Escola Estadual Professora Neyde Apparecida Sollitto, respectivamente.
Por enquanto, devido à restrição da pandemia, o projeto está atendendo apenas 35% das alunas dessa faixa de idade das duas escolas, duas vezes por semana, com aula de pré-tênis, atividades, jogos e brincadeiras, todas abordados com uma linguagem feminina.
Quando a pandemia permitir, além das atividades em quadra, o projeto terá rodas de conversa e palestras com, por exemplo, mulheres empreendedoras e de altos cargos tanto de dentro da comunidade quanto de grandes empresas para conversar com as meninas. Temas como mulheres no esporte e outros assuntos de interesse também serão levados às alunas.
“Sabemos da enorme desigualdade de oportunidades, direitos e de tratamento entre homens e mulheres em nossa sociedade, e no esporte e nas opções de atividade física esse abismo se torna ainda maior”, ressalta Ana Cristina Amaro, presidente do Cades.
O “Escola de Tênis para Meninas” é realizado através da Lei de Incentivo Federal e com o patrocínio de Mastercard. O projeto tem como madrinha a ex-tenista profissional Andréa “Dadá” Vieira, hoje professora e comentarista esportiva. Dadá acompanhará de perto o projeto, ministrando vivências e palestras.