Os alunos do projeto Tênis para Todos Paraisópolis Ano IV estão passando por consultas oftalmológicas. A iniciativa do Instituto Cidadania Através do Esporte (CADES), em parceria com o Instituto Verter, visa promover a saúde ocular das crianças da EMEF Dom Veremundo Toth, que há quatro anos recebe o projeto.
Com o projeto de aulas de Pré-Tênis (iniciação esportiva para crianças) com foco na inclusão social implementado e consolidado, o instituto ampliou sua atuação na comunidade, neste segundo semestre, criando a Rede de Proteção Social. O objetivo é identificar as crianças em alto risco de vulnerabilidade social e buscar auxiliar as famílias na sua estruturação, acolhendo e realizando os encaminhamentos necessários junto aos parceiros integrados.
E o Instituto Verter é um desses parceiros na Rede, como a UBS Paraisópolis III, CAPS infantil (centro de assistência psicossocial), Instituto Voluntariado do Hospital Albert Einstein e outras instituições públicas e privadas.
Especialistas do Instituto Verter atenderam 50 crianças e 20 delas apresentaram alguma deficiência ocular e irão passar por novos exames. O instituto irá fazer a doação de óculos para os alunos que necessitarem.
“Acredito que a integração entre instituições públicas e privadas são fundamentais para podermos acolher e melhorar a qualidade de vida das crianças”, afirmou Joaquim Calmon, coordenador do Tênis para Todos Paraisópolis e Rede de Proteção Social.
O Tênis para Todos Paraisópolis Ano IV é gerido pelo CADES através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Banco Itaú, Sul América e Credit Suisse. O projeto atua desde 2018 na comunidade e já beneficiou um total de 2.257 de crianças.