Em entrevista em quadra, após vencer o francês Richard Gasquet em sets diretos, o suíço Roger Federer comemorou a apresentação diante do longevo rival e exaltou seu próprio adversário, o britânico Cameron Norrie.
"É sempre um grande prazer enfrentá-lo, nós jogamos tanto contra, é sempre muito bom. Ele tem um backhand incrível, ainda mais o na paralela, que eu tento fazer algo similar e eu fico feliz. Ele me inspirou com aquele golpe. Foi um jogo maravilhoso, estou muito feliz com a forma que eu me apresentei hoje. No primeiro set eu fui muito bem, no segundo foi um pouco diferente, mas eu estou muito feliz", declarou o suíço.
Federer foi questionado sobre como se sente, tendo jogado pouco mais de 10 jogos nos últimos 19 meses e respondeu: "Bem, estou me preparando e trabalhei muito para estar aqui. A meta era jogar aqui ano passado, mas eu teria ficado andando de um lado ao outro se tivesse torneio, então, estou feliz de estar apto a competir e de estar na terceira rodada".
Na próxima fase, o suíço encontra o local Cameron Norrie, que está em sua melhor temporada no ano e na semana anterior fez final de simples e semi nas duplas na grama de Queen's. Federer foi questionado sobre jogar contra um tenista local: "Espero que a torcida entre nessa. Eu entendo se eles torcerem por ele e se for por mim é por causa dos últimos 20 anos e todas as grandes vitórias que tive aqui", pontuou ele que tem oito títulos de simples em Wimbledon.
"Cam é um cara legal", continuou, "Ele teve um ótimo ano e jogou bem no Queen's, apoiando isso aqui. Mas agora já deu, espero que ele saia", brincou.
Depois, em coletiva de imprensa, Federer reforçou a boa atuação e confiança: "Fiz um bom jogo. Também acabei muito feliz no meu jogo contra Dan Evans em Doha ou Marin Cilic em Roland Garros. Este contra Gasquet está possivelmente entre os três primeiros. Hoje joguei bem e me senti bem fisicamente. Muito mais relaxado em muitos aspectos, já que pude jogar contra um grande adversário que costuma jogar em um bom nível na grama. O que consegui fazer hoje me dá muito mais confiança para tudo que está por vir. Pude bater meus golpes com total normalidade e à medida que ia avançando no jogo ia me sentindo melhor. Foi um jogo bonito para mim, um bom ambiente e acima de tudo sem passar muito tempo em quadra”.
Federer comentou mais sobre Norrie: "Ele melhorou muito este ano. Está jogando muito bem em todas as superfícies. Talvez seja verdade que o saibro é onde ele se sente mais confortável, mas acho que ele trabalhou muito no jogo. Adoro esse tipo de jogador. Um tenista como eu, que ficou um ano ou um ano e meio afastado por causa de uma lesão, quando volta ao circuito quer ver jogadores completamente diferentes do que antes. Não gostaria de voltar e continuar encontrando o os mesmos jogadores e o mesmo estilo de jogo. Estou muito feliz porque o Norrie está cada vez melhor. Vai ser um grande jogo para todos. Além disso, devo dizer que o Cameron também é um bom rapaz ".
Roger reforçou que Djokovic segue como principal favorito em Londres: "Obviamente Djokovic é o grande favorito. Além disso, há bons tenistas que também têm opções. Berrettini vem de título em Queen's. Há dois anos ele também conseguiu vencer em Stuttgart e às vezes em Wimbledon fez bons resultados. Não podemos esquecer Zverev. Sei que ele pode jogar muito bem na grama, especialmente se acertar o saque. Obviamente, também temos de listar Medvedev, que é o número dois do mundo. Mesmo assim, Djokovic ainda é o favorito", concluiu .