O russo Daniil Medvedev, quarto da ATP, dominou o grego Stefanos Tsitspas, sexto, anotou sua 20ª vitória consecutiva, 11ª contra um tenista do top 10 e está na grande final do Australian Open pela primeira vez na carreira e encara Novak Djokovic.
Leia Mais:
Medvedev coloca pressão em Djokovic na final
Russo derrotou todos os top 10
Tsitsipas quer Medvedev campeão
Sem perder jogos desde as quartas de final do ATP 500 de Viena, na Áustria, realizado em outubro de 2020, o russo Daniil Medvedev precisou de 2h09 para superar Tsitsipas em 6/4 6/2 7/5 tendo disparado 17 aces contra três do grego, que cometeu 30 erros não-forçados contra 21 do russo, que disparou 46 bolas vencedoras contra 19 de Tsitsipas.
Vice-campeão do US Open 2019, Medvedev alcança sua segunda final de torneio do Grand Slam e nela encara o sérvio Nvak Djokovic, que venceu com tranquilidade do russo Aslan Karatsev. Djokovic nunca perdeu uma final em Melbourne Park e tem oito títulos do Australian Open.
O jogo
O russo entrou com a tática marcada de forçar seu game de saque e trabalhar alongando alguns pontos e definindo outros de maneira rápida para não dar chances do grego se ambientar na partida. Célere, Medvedev buscou cruzar bolas nos pontos de games de Tsitsipas e induzir o rival ao erros. A tática deu certo, Medvedev alcançou a quebra no quinto game do primeiro set e administrou.
Tsitsipas seguiu tentando, buscou forçar seu primeiro serviço em saques abertos e acabou quebrado no terceiro game da segunda etapa. No intervalo de games, o grego descontou toda a frustração em garrafas d'água, deu trabalho para boleirinhos limparem a quadra e levou advertência do árbitro da partida. O jogo voltou e mesmo com torcida contra, Medvedev foi impecável na devolução, quebrou de zero no sétimo game e abriu vantagem.
Frustrado e errático, Tsitsipas parou na efetividade e precisão de Medvedev, que saiu quebrando no terceiro set, viu o grego reagir e devolver a quebra no sexto game empatando em 3/3 a disputa, mas não perdeu o foco, buscou uma oportunidade e firme com backhand da linha de base, converteu nova quebra no 11º game e sacou para o jogo.