Após dominar o grego Stefanos Tsitsipas para se garantir na grande final do Australian Open, o russo Daniil Medvedev analisou as próprias possibilidades e definiu que entrará na final sem pressão. Para ele, a responsabilidade de vencer é de Novak Djokovic.
Leia Mais:
Medvedev domina Tsitsipas e decide contra Djokovic
Russo derrotou todos os top 10
Medvedev falou sobre a vitória em sets diretos contra Tsitsipas em papo com o ex-número 1 Jim Courier ainda em quadra: "Definitivamente não foi fácil. Ele vinha de grande vitória sobre o Rafa, num jogo difícil, em que se desgastou fisicamente. Mas aí entramos em quadra e ele estava recuperado totalmente, surpreendente, então precisei fazer meu jogo, independente da condição dele".
O russo comentou que mesmo pressionado pelo grego no terceiro set, no exato momento em que ele iniciou a virada contra Rafael Nadal, manteve-se calmo. "(Nestes momentos) não faço nada em específico, apenas bato bolas vencedoras e converto aces, tento me focar em buscar a vitória. Estou feliz de ter controlado os nervos".
Medvede falou como está se sentindo após alcançar a segunda final de torneio do Grand Slam em sua carreira: "Neste momento eu estou muito feliz. Na história do tênis isso não é nada, nós temos Novak, Roger, Rafa... mas pra mim é uma grande conquista. Antes de Paris [Masters 1000] eu estava me sentindo mal com meu jogo. Estava perdendo jogos apertados que eu não consegui colocar o melhor do meu jogo, mas eu continuei trabalhando duro para tentar dar a volta por cima".
Perguntado sobre o que aprendeu na derrota da final do US Open 2019, o russo pontuou: "Ganhei experiência. Não é um 'eu tinha de ter batido uma bola na linha'... é uma experiencia, foi minha primeira final de Grand Slam contra um dos melhores e agora tenho outra contra outro dos melhores (Risos) Jogar com Rafa aquele jogo doido foi uma experiência, se esse (Final em Melbourne) se tornar um jogo louco, talvez eu consiga tirar algo pra ele. Vamos ver no domingo".
Questionado sobre o que espera da final e o que fará contra Djokovic, o russo tirou a pressão das próprias costas: "Eu não tenho muita pressão, não sou eu que nunca perdeu uma final aqui. Ele tem um monte de pressão, tipo superar Roger, Rafa... a si mesmo. Se eu jogar bem, fazer a minha parte, tenho minhas chances".
Em entrevista aos canais Eurosports logo após a partida, Medvedev confessou ter se sentido no controle do jogo: "Para ser honesto, eu estava no controle do jogo. então, eu cometi alguns erros, ele (Tsitsipas) trabalhou bem, enxergou e buscou a oportunidade. Mas eu me mantive calmo, sabia o que estava com o controlei, então trabalhei e consegui me impor novamente"
Questionado por Barbara Schett sobre como manter o jogo com torcida contra e bastante ruidosa, Medvedev pontuou: "Não foi fácil, ele (Tsitsipas )sentiu o momento, foi agressivo e encontrou chances. Estar com alguém gritando na minha cabeça é complicado, porque a pessoa pode entrar na sua cabeça. Mas nestes momentos eu tento apenas me focar em vencer o jogo. Então, eu preciso vencer o jogo, fazer lá meu saque, um ace, que seja, e tentar vencer o jogo. Depois do caso passado a gente fala do público, o tempo, o adversário, a bola. O que eu fiz foi focar em vencer o jogo, porque se eu dou atenção tudo vai embora".