A tour brasileira de grandes torneios juvenis de nível mundial terá a primeira parada em Porto Alegre (RS). Entre os dias 22 e 28 de fevereiro, a capital gaúcha será sede do Brasil Juniors Cup, competição que reunirá alguns dos melhores jovens do esporte e promessas a destaques do circuito profissional no futuro. Nesta quarta-feira (17), teve início o pré-qualifying, etapa disputada exclusivamente pelos brasileiros valendo vaga na chave principal.
O Brasil Juniors Cup tem grau de pontuação J1, um dos maiores níveis dentro do circuito juvenil mundial, e por isso atrai os principais tenistas do mundo. As categorias 18 anos e Tennis Kids serão disputadas na Associação Leopoldina Juvenil, enquanto as categorias 12, 14 e 16 anos serão na Sogipa. Além da divisão em duas sedes, as chaves tiveram o número de atletas limitados. Ao todo, são cerca de 500 jogadores, de 24 nacionalidades, incluindo os brasileiros.
Na categoria 18 anos, que vale pontos para o ranking da ITF, estão inscritos quatro tenistas que atualmente fazem parte do top-20 mundial, o que mostra a força da chave: os norte-americanos Dali Blanch (#5) e Alexander Bernard (#20), o chinês Juncheng Shang (#14) e o brasileiro Pedro Boscardin (#19). A chave principal ainda conta com o mineiro João Victor Loureiro e o gaúcho Victor Tosetto.
Na chave feminina, são duas top-20 mundiais: a russa Diana Shnaider (#14) e a francesa Oceane Babel (#20). O destaque do Brasil na competição será a catarinense Priscila Janikian, que atualmente é a melhor do país no ranking, com o posto de número 186.
Nas categorias 14 e 16 anos, valendo pontos para o ranking sul-americano da Cosat, a chave principal contará com os principais atletas do continente, reunindo os destaques de Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Uruguai, Peru entre outros países. A categoria 12 anos, que vale pontos para o ranking nacional da CBT, e o Tennis Kids terá a participação apenas de brasileiros.
Na fase de pré-quali, disputada exclusivamente nas categorias 14, 16 e 18 anos, o campeão garante vaga na chave principal do torneio, enquanto o outro finalista estará classificado para o qualifying, que será disputado durante o fim de semana, também valendo vaga na chave principal.
O torneio seguirá os protocolos determinados pelas autoridades municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, conforme as orientações do Modelo de Distanciamento Controlado em uso no Estado em relação ao controle do Covid-19. Além de cumprir as determinações da Federação Internacional de Tênis para a prática do esporte, será adotada uma série de medidas restritivas, como acesso controlado aos locais de jogo, aferição de temperatura, realização de partidas sem presença de público externo, limitação do número de pessoas presentes nos clubes, disponibilização de álcool em gel, sanitização constante das áreas de uso comum, entre outras.
Logo após o Brasil Juniors Cup, a gira segue para Criciúma (SC), onde será disputado o Banana Bowl entre 1º e 7 de março, com o pré-quali tendo início em 24 de fevereiro.