Rafael Nadal, número dois do mundo, mostrou ser forte candidato ao título do Australian Open ao superar, na madrugada desta segunda-feira, o italiano Fabio Fognini, 17º colocado, para garantir vaga nas quartas de final.
Leia Mais:
Nadal: 'Estou muito melhor que há dois dias'
Nadal passou por tratamento perigoso para seguir na Austrália
Toni Nadal QUESTIONA lesão de Djokovic
O espanhol campeão de 2009 e vice-campeão em 2012, 2014, 2017 e 2019, superou o rival por 3 sets a 0 com parciais de 6/3 6/4 6/2 após 2h16min na quadra Rod Laver, a principal de Melbourne Park. Foi o 17º encontro entre os dois e a 13ª vitória do canhoto espanhol. São agora 13 quartas de final em Melbourne e 43 em Majors para Nadal.
Nadal segue em busca do recorde absoluto de Slams com o 21º título. Ele vinha com problemas nas costas nas últimas semanas e relatando as dores, mas no final de semana passou por uma infiltração entre as vértebras e na rodada anterior, contra Cameron Norrie, havia notado melhora.
Nadal busca também seu segundo caneco em Melbourne o que seria o primeiro desde Rod Laver em 1969 a somar dois títulos ao menos em todos os quatro Majors.
Seu próximo rival em busca da semifinal será grego Stefanos Tsitsipas, sexto do mundo, que viu o italiano Mateo Berrettini, 10º, desistir com lesão abdominal. Nadal lidera por 6 a 1 no geral.
O jogo
Nadal começou pisando firme na partida. Logo abriu 3 a 0, foi pra cima, sustentou a vantagem, teve oportunidade em game parelho de poder fechar por 6 a 2, mas fechou por 6/3.
O segundo set viu Fognini elevar o nível, abrir 4 a 2. Nadal teve game duro a seguir e custou para devolver a desvantagem. Fognini teve um 0/40 logo de imediato, mas Rafa sacou bem e igualou em 4/4. A perda das chances causou na cabeça de Fognini que perdeu os dois games seguintes. Mesmo um pouco abaixo da primeira etapa, Nadal levou e abriu 2 a 0.
No terceiro set, o natuiral de Manacor abriu a quebra no terceiro game, depois ficou ainda mais confiante, tornou a quebrar para encerrar a fatura por 6/2.