A egípcia Mayar Sherif, 131ª da WTA, tornou-se a mulher primeira nascida em seu país a vencer uma partida na chave principal de um torneio do Grand Slam. Ela também é a primeira egípcia, entre homens e mulheres, a vencer num Slam em 47 anos.
Jogando pela segunda vez a chave de um torneio do Grand Slam saindo do torneio qualificatório, Sherif precisou de 1h39 para superar a qualifier francesa Chloe Paquet, 187ª em um duplo 7/5 tendo convertido dois aces contra cinco da francesa, que cometeu as cinco duplas-faltas da partida e 24 erros não-forçados contra 27 da egípcia, que disparou 30 bolas vencedora, o dobro das 15 de Paquet.
Sherif havia disputado a primeira rodada de Roland Garros em 2020 e perdeu na estreia da tcheca Karolina Pliskova. Na próxima rodada do Australian Open enfrenta a eslovena Kaja Juvan, que viu a britânica Johanna Konta abandonar a partida com uma lesão no início do segundo set quando perdia em 6/4 2/0.
Mayar Sherif é a primeira mulher da história do Egito a vencer uma partida no Grand Slam e a primeira desde Ismail El Shafei a vencer uma partida em Grand Slam. Shafei fez quarta rodada do US Open 1974.