A tenista australiana Ashleigh Barty ampliou a vantagem na liderança do ranking divulgado na noite deste domingo e garantiu a manutenção do topo até o fim da disputa do Australian Open que larga nesta segunda-feira, noite de domingo no Brasil.
Barty somou 399 pontos do título do WTA 500 de Melbourne, na Austrália, o Yarra Valley, em nova tabela e foi aos 9186 pontos contra 7255 da romena Simona Halep que não somou. Halep, que fez semifinal em 2020 em Melbourne, só poderia somar mais 1220 chegando aos 8475. Lembrando que até o meio de março o ranking segue congelado sem descartes da temporada anterior e vale o melhor resultado do mesmo torneio em 2020 e 2021.
Naomi Osaka manteve o terceiro lugar seguida por Sofia Kenin e Elina Svitolina. A única mudança no top 10 foi a tcheca Petra Kvitova subindo ao oitavo lugar deixando a canadense Bianca Andreescu no nono posto. Vice-campeã no Yarra Valley, a espanhola Garbiñe Muguruza subiu um posto ao 14º. Campeã do Gippsland Trophy, também em Melbourne, na Austrália, a belga Elise Mertens subiu quatro postos ao 16º lugar.