As ex-números 1 do mundo, a bielorrussa Victoria Azarenka e a alemã Angelique Kerber, venceram suas partidas no WTA de Grampians em Melbourne, na Austrália, e estão nas quartas de final. O torneio é o mais atrasado em termos de programação.
Azarenka foi a primeira a entrar em quadra na disputa do WTA de Grampians e já de cara inaugurou o match-tiebreak instituído para definição mais rápida dos torneios WTA, após 1h44 de disputa contra a cazaque Yulia Putintseva, 28ª, com placar em 6/4 1/6 11/9.
Na partida, Azarenka chegou a estar atrás no placar do primeiro set em 4/0 para Putintseva, conseguiu a virada aplicando o chamado "pneu moral", voltou a ter uma baixa de rendimento na segunda etapa e foi dominada pela rival, mas venceu nos detalhes.
Buscando vaga na semifinal, Azarenka encara a estoniana Anett Kontaveit, 23ª, que venceu a norte-americana Bethanie Mattek Sands, 339ª, em um duplo 7/5 em 1h54 de partida.
Azarenka e Kontaveit se enfrentaram três vezes no circuito mundial e a bielorrussa venceu dois dos confrontos.
Kerber encara Sakkari por vaga na semi
A alemão Angelique Kerber, 25ª, precisou de 1h19 para superar a tunisiana Ons Jabeur, 30ª, em um duplo 6/4 tendo vencido 75% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 82% de aproveitamento da tunisiana, que disparou os nove aces da partida e cometeu o mesmo número de duplas-faltas da alemã, cinco.
Kerber venceu nos detalhes e encara a grega Maria Sakkari, 22ª, que vem de boa vitória sobre a canadense Leylah Fernandez em um duplo 6/2. As duas já se enfrentaram em duas oportunidades no circuito profissional, ambos os encontros vencidos pela alemã.
Angelique Kerber comentou seu avanço no torneio: "Acho que é ótimo ter um outro grande jogo, contra uma boa oponente. Será um outro jogo, no qual posso tamb´ém ser testada e jogar em alto nível".