A argentina Nadia Podoroska, 47ª da WTA, chegou a sua segunda vitória sob uma tenista do top 10 ao virar batalha contra a tcheca Petra Kvitova, nona da WTA, e se garantir nas quartas de final do WTA 500 de Yarra Valley em Melbourne, na Austrália.
Sensação em Roland Garros 2020, Podoroska precisou de 2h39 para fechar o placar em 5/7 6/1 7/6 (7) tendo convertido cinco aces contra dois de Kvitova, que venceu 58% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 6% de aproveitamento da argentina.
A partida foi iniciada com uma sólida apresentação de Kvitova, que abriu 3/0 com quebra no segundo game, mas vacilou, viu a argentina devolver a quebra no sétimo game, empatar a disputa e tentar pressionar. Mais experiente, Kvitova colocou a rival pra correr e em erro dela, converteu quebra no 12º game fechando o set.
Sem muito a perder, Podoroska adotou uma tática mais agressiva, buscou variar e assim, saiu quebrada na segunda etapa, mas reagiu e aplicou "pneu moral" vencendo seis games em sequência diante de uma errática e aparentemente cansa Kvitova.
Vindo de uma batalha contra Venus Williams, Kvitova tentou reagir na partida após sair perdendo o set decisivo em 3/0, devolveu quebra no quinto game e fez uma disputa nervosa com as duas tenistas sacando bem e levando a decisão para o tiebreak. Ali, após três match-points a argentina se garantiu nas quartas de final.
Em busca de vaga na semi, Podoroska encara a vice-campeã de Roland Garros 2019, a tcheca Marketa Vondrousova, 21ª, que vem de batalha contra a ex-top 2 e atual 156ª, a russa Vera Zvonareva com placar de 7/6 (4) 6/7 (4) 6/4.
Vondrousova e Podoroska se enfrentaram uma vez no circuito profissional, em partida válida pelo quali de Roland Garros 2017, com vitória da tcheca.
Confira os melhores momentos da vitória de Podoroska