A ex-número 1 do mundo e atual sexta, a tcheca Karolina Pliskova (foto), estreou com boa vitória na chave do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde é a terceira favorita. Cabeça de chave dois, a ucraniana Elina Svitolina também venceu.
Cabeça de chave três do torneio, Pliskova entrou em quadra contra a lucky-loser grega Despina Papamichail, 278ª, após a desistência da romena Sorana Cirstea, que não teve a razão confirmada até o momento pela WTA. A tcheca precisou de 1h21 para fechar o placar em 6/2 7/6 (4) tendo disparado quatro aces e cometido sete duplas-faltas contra duas da grega, que venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 86% de aproveitamento de Pliskova.
Na segunda rodada, Pliskova enfrenta a qualifier russa Anastasia Gasanova, 292, que superou a alemã Mona Barthel, 229ª, em 6/2 6/4.
Quem também confirmou favoritismo em Abu Dhabi foi a ucraniana Elina Svitolina, quinta da WTA, que precisou de 1h22 para superar a norte-americana Jessica Pegula, 63ª, em 6/4 6/3 tendo convertido dois aces contra três da norte-americana e vencido 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 64% de Pegula.
A vitória nos detalhes, com uma quebra no primeiro set, no terceiro game, e duas no segundo no quinto e nono games, colocou Svitolina na segunda rodada, onde aguarda a vencedora da partida entre a russa Vera Zvonareva, ex-top 2, e a qualifier francesa Amandine Hesse.
Podoroska perde 1ª do ano
Principal tenista sul-americana, a argentina Nadia Podoroska, 47, da WTA, acabou superada pela espanhola Sara Sorribes Tomo, 66º, após 1h42 de partida em um duplo 6/3 e verá a rival encarar a norte-americana Bernarda Pera.
Iniciando pela primeira vez na carreira uma temporada entre as 50 melhores do mundo, Podoroska amargou sua primeira derrota.