Novak Djokovic, número 1 do mundo, enviou uma carta publicada em suas redes sociais nesta segunda-feira onde rechaçou o retorno ao Conselho dos Jogadores da ATP. O sérvio foi centro de polêmica desde agosto pela criação da PTPA.
Ele saiu da presidência do Conselho da ATP na época, mas no mês passado vinha cogitando seu retorno após pedido de outros atletas e também ainda pela não implementação adequada da nova Associação dos Jogadores.
Nole explicou que uma nova resolução da ATP o impediu de tentar nova candidatura.
"Gostaria de dar uma atualização diante de minha nomeação para as próximas eleições do Conselho dos Jogadores. Em primeiro lugar queria me expressar sobre a honra de receber o apoio e a confiança de todos aqueles que me nomearam
para poder servir os interesses coletivos dos jogadores do Conselho. Minha primeira realão a esta nomeação foi aceitá-la,com a intenção de que, caso eleito, daria o melhor de mim para proteger os atletas dentro da ATP.
Contudo, poucos dias depois da nomeação, a ATP aprovou uma nova lei que me colocou em situação bastante complicada. Essa nova regra especifica que nenhum membro da recente formada PTPA, ou de qualquer associação que seja considerada como um possível conflito de interesse, não pode ser eleito como membro do Conselho de Jogadores. Como já sabem, formo parte da PTPA, uma organização sem intenção de entrar em confilito com a ATP. A PTPA ainda precisa criar uma estrutua, com uma estratégia e uma visão à longo prazo por definir, e mesmo que a PTPA já tenha deixado claro que não vai atacar a ATP, não está demasiado claro a intenção da ATP sobre ela no futuro.
Infelizmente, dadas as últimas notícias, sinto que é necessário eliminar meu nome da lista de candidatos. Não quero criar nenhuma incerteza sobre a Eleição do Conselho. Faço isso com desgosto e grande pesar. Sou e sempre fui uma pessoa apaixonada na hora de representar meus companheiros, em especial os de menor ranking e que terá um impacto forte e positivo no tênis como esporte. Confio que a PTPA consiga isso em um futuro muito próximo.
Antes de concluir, gostaria de comunicar que considdero muito importante que não haja nenhum tipo de conflito de interesses dentro de nosso esporte. Espero que, enquanto o tempo avance, isso só se aplique aos níveis dentro da estrutura da ATP.
Desejo a todos uma saudável e incrível temporada 2021".