O sul-africano Kevin Anderson, ex-top 4 e atual 111º da ATP, demonstrou estar recuperado da cirurgia de artroscopia no joelho direito e surpreendeu o russo Daniil Medvedev, sexto, e se garantiu na semifinal do ATP de Viena, na Áustria, sua primeira em 18 meses.
Anderson entrou sacando muito bem e buscando pressionar na devolução encurtando as trocas de bolas e precisou de 1h30 para fechar o placar em 6/4 7/6 (5) tendo disparado nove aces contra 10 do russo, que cometeu as quatro duplas-faltas da partida e venceu 82% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 83% do sul-africano.
Como as estatísticas da partida mostram, o jogo foi bastante parelho e definido em detalhes. No primeiro set, Anderson saiu quebrando o saque de Medvedev ao buscar forehands na paralela e administrou, sacando firme e sendo pressionado uma única vez, no quarto game, onde com ace salvou breakpoint e administrou.
O equilíbrio seguiu na segunda etapa, que foi para o tiebreak, marcado por erros dos dois tenistas buscando a iniciativa e finalizado por bom saque de Anderson.
Sem jogar uma semifinal desde janeiro de 2019 quando levou o título do ATP de Pune, na Índia, Anderson, que foi submetido a uma artroscopia em fevereiro deste ano, encara o vencedor do duelo entre o russo Andrey Rublev e o austríaco Dominic Thiem por vaga na grande final do ATP 500 de Viena.