Martin Pakula, Ministro dos Esportes do estado de Victoria, onde fica Melbourne, sede do Australian Open, afirmou que será preciso muito trabalho para o torneio ser realizado em janeiro de 2021. O governo do país proibiu eventos esportivos recentemente.
"Sou otimista, mas obviamente temos muito trabalho por fazer. O mais importante que devemos estabelecer é como organizamos as quarentenas dos tenistas para que possam sair do hotel para treinarem. Criar uma bolha sanitária eficiente para que os tenistas possam sair do hotel e irem treinar. Criar uma bolha eficiente no Melbourne Park vai requisitar nossos esforços para discernir a maneira no qual os espectadores que assistam o evento não gerem um perido de contágio aos atletas e vice-versa", disse ao jornal TheAge enfatizando que é preciso coordenação para a realização de eventos anteriores como a ATP Cup.
"Temos que estabelecer claros protocolos para ver como serão as quarentenas. Nem todos os tenistas vão vir diretamente para Melbourne, pelo menos seria desejável isso e sinificaria que se poderia jogar em outros locais. Por tanto, passarão a quarentena em outros lugares como Sydney, Perthh e Brisbane. Necessitamos saber se serão jogados esses torneios, no caso de negativo o alcance teria que ser maior em Melbourne".
"Tenho muitas esperanças. Estou convencido que o torneio será realizado e que será com público. Obviamente não vamos lotar a Rod Laver Arena, mas necessitamos que este evento seja celebrado porque é uma parte incrivelmente importante da identidade cultural deste país. Vamos fazer de todo o possível".