Na semifinal entre ex-números 1 no WTA Premier de Roma, na Itália, melhor para a romena Simona Halep, atual 2ª, diante da espanhola Garbiñe Muguruza, atual 17ª. Em busca de título inédito, Halep encara a atual campeã, Karolina Pliskova.
Principal favorita na disputa, Halep batalhou por 2h14 para fechar o placar em 6/3 4/6 6/4 tendo convertido os dois aces da partida e cometido duas duplas-faltas contra oito da espanhola, que venceu 58% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 52% de aproveitamento da romena.
Sólida na devolução e vendo a rival trabalhar mal com saque, Halep abriu a partida quebrando o serviço da espanhola, que chegou a estar 5/1 atrás no placar, ao sofrer nova quebra no quinto game, mas diante do nervosismo da romena sacando para o set, devolveu uma das quebras, mas não sustentou seu saque.
O segundo set teve um início mais equilibrado e se manteve com as tenistas oscilando com longas trocas e trabalhando com segundo serviço. Assim, trocaram quebras entre o quarto e sétimo game e Muguruza conseguiu trabalhar mais firme com backhand para quebrar o serviço de Haleo no novo game e forçar o set final.
Nele, Halep chegou a abrir 4/0 com quebras no segundo e terceiro games, viu a espanhola lutar e reagir, devolveu as duas quebras, mas voltou a ser quebrada e colocou a romena com 5/2 no placar. Sacando para o jogo, Halep voltou a sentir e não encaixar seu primeiro serviço, foi quebrada, mas fechou a partida no game seguinte, após instabilidade de MUguruza.
Vice-campeã em Roma em 2017 e 2018 perdendo as duas finais para a ucraniana Elina Svitolina, Halep encara a atual campeã do torneio Karolina Pliskova, quarta do mundo e segunda favorita, que derrotou a 12ª favorita e 20ª do mundo, a também tcheca Marketa Vondrousova, por 6/2 6/4. São onze jogos entre Pliskova e Halep e a romena lidera por 7 a 4, apenas dois no saibro com uma vitória para cada lado.
Halep busca o 22º troféu enquanto que Pliskova tenta o 17º.