X

Fed Cup muda de nome para Billie Jean King Cup: 'Ela é o tênis feminino'

Quinta, 17 de setembro 2020 às 09:51:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - A Federação Internacional de Tênis (ITF) acaba de anunciar a mudança de nome do principal torneio entre nações do tênis feminino, a Fed Cup, para Billie Jean King Cup. Homenagem a uma das fundadoras da WTA é nomear o torneio com valores corretos.



Em uma entrevista coletiva promovida online, o presidente da ITF, o norte-americano David Haggerty apresentou a mudança de nome do torneio anunciando a chegada de novos patrocinadores para o torneio, tendo como principal a gigante da tecnologia Microsoft.

"Com nossos novos parceiros damos a antiga Copa das Federações um nome a sua altura em termos de valores. O tênis entre nações competirá pelo título de campeões do mundo através da Billie Jean King Cup", anunciou Haggerty. 

Vice-presidente da ITF e ex-presidente da federação norte-americana (USTA), a norte-americana Katrina Adams resumiu a ideia de mudança de nome do torneio: "Nós conseguimos perceber o quanto isso (homenagear) é importante. Billie Jean King me fez perceber desde cedo: 'O tempo de mudar é agora'. E este é o momento de honrarmos um ícone, Billie Jean King".

"Desde o início ela tem lutado pela valorização das mulheres no tênis. Sua luta de décadas nos fez alcançar a equidade de pagamento nos Majors e agora há a valorização como a Copa Davis", seguiu Adams. "Ela é o tênis feminino, seus valores e construção. Billie Jean carrega todos os valores do tênis enquanto esporte e que chega ao social".

Logo após a fala de Adams, foi apresentado um vídeo sobre a alteração do nome do torneio que existe há 57 anos: "Esse torneio representa tudo que ela (Billie Jean King) é: energia, determinação, bravura, igualdade, valores de respeito e o reconhecimento dos reforços", diz o vídeo.

A ex-número 1 do mundo surgiu emocionada e falou da alegria de receber essa homenagem: "Jamais irei me esquecer disso. Jogar por um país, jogar por equipes, sempre foram das coisas mais valorosas e emocionantes pra mim", revelou.

A norte-americana tem uma visão sobre o torneio de agora em diante: "A Billie Jean King Cup contemplará as coisas mais importantes do esporte e valores que sempre buscamos: Igualdade, inclusão e liberdade. É sobre isso que lutamos desde o início e o esporte é sobre isso".

Tenistas do mundo inteiro enviaram vídeos para falar sobre a mudança do nome e dedicar tempo a agradecer o exemplo e luta de Billie Jean King. De Simona Halep à Leylah Fernandez, passando por nomes como Iga Swiatek, Ons Jabeur e Naomi Osaka.

A japonesa, campeã do US Open, condensa a mensagem de todas das tenistas: "Pra mim sempre foi importante competir no ambiente de equipe e defender meu país, porém agora será ainda mais especial, por se a Billie Jean King Cup, porque pra mim ela é uma grande inspiração de busca e luta".

Muito bom ouvir todas elas e receber esse amor. O que me deixa feliz é a liberdade que elas têm de poder falar o que esperam e como se sentem. Ela podem fazer isso hoje e não se podia fazê-lo há 40 anos", agradeceu Billie Jean King.

 

banner
banner