Em busca de fazer história e tornar-se a primeira nação latino-americana a disputar a fase Final da Billie Jean King Cup em novo formato desde 2021, o Brasil conquistou um ponto importante no duelo de duplas no confronto diante da República Tcheca em Ostrava.
Crédito: Marcelo Leão/CBT
Entre em nosso Canal no Whatsapp
As paulistanas Luisa Stefani e Beatriz Haddad Maia diminuíram a desvantagem do Brasil na estreia do Grupo B no qualificatório do torneio, após batalharem por 1h48 e fecharem o placar em 6/4 7/6 (7-4) diante da parceria tcheca formada por Linda Noskova e Tereza Valentova.
Com as derrotas de Laura Pigossi para Marie Bouzkova e de Bia Haddad para Noskova nos duelos de simples, o Brasil entrou pressionado para o confronto de duplas e sólidas com devoluções do fundo de quadra abriram a partida quebrando o saque das rivais e sólidas confirmaram para abrir 2/0. As duplas foram confirmando seus games, até que buscando evitar a rede no 8º game, as tchecas conseguiram encaixar boas paralelas e devolveram a quebra de saque, mas na sequência Valentova teve dificuldades, foi quebrada e viu as brasileiras sacarem para a primeira etapa.
A segunda etapa começou como espelho da primeira, com as brasileiras quebrando o saque das tchecas e abrindo 2/0 vencendo quatro game em sequência. As tchecas não se renderam e no saque de Bia no 4º game devolveram a quebra e a partida seguiu equilibrada e se encaminhou para o tiebreak. Nele, as brasileiras abriram 4/1 tendo visto as rivais cometerem dupla-falta e administraram a vantagem.
Com a vitória nas duplas, a equipe brasileira somou um ponto importante para a classificação do Grupo B e pode sonhar com a classificação às Finais da Billie Jean King Cup e para isso precisa vencer a equipe da Espanha com a maior vantagem possível e ainda torcer por um trunfo espanhol sobre a República Tcheca.