Thiago Monteiro, número 1 do Brasil e 83º do mundo, fez um grande jogo nesta trça-feira, encurralou o 21º do mundo e 15º favorito, mas foi eliminado pela jovem sensação canadense, Felix Aliassime, na estreia do US Open.
O cearense perdeu duelo apertado na quadra 17 do Billie Jean King Tennis Center, em Nova York, por 6/3 6/7 (9/7) 7/6 (8/6) 7/6(8/6) após 3h51min de batalha.
Monteiro teve set-point no terceiro set e outras duas chances, uma delas com o saque, no quarto set, com um smash para definir, mas acabou errando.
Aliassime será o rival de andy Murray, 115º e ex-número 1 do mundo, que precisou de 4h39min para derrotar de virada o japonês Yoshihito Nishioka, 49º, por 4/6 4/6 7/6 7/6 6/4.
Monteiro não começou bem o jogo, cometeu duas duplas-faltas, foi quebrado cedo e viu o saque do canadense ditar o ritmo para fechar por 6/3 em 36 minutos.
No segundo set o cearense começou a sacar com mais consistência e ir confirmando até o tie-break onde abriu 4 a 2, permitiu que o rival igualasse e virasse em 6 a 5. Na segunda oportunidade, Monteiro fechou com bom saque aberto.
O terceiro set foi parecido com o segundo com os saques eficientes e novo tie-break. Monteiro teve um set-point na devolução bem salvo pelo rival que fechou após erro não-forçado do brasileiro.
No quarto set os dois tiveram chances de quebra, Monteiro teve set-point no 5/4, mas Aliassime sacou um ace e depois mais duas oportunidades no tie-break, no 6 a 5 um smash que não era fácil, mas o brasileiro optou pela paralela e errou. O brasileiro errou novamente no 6 a 6 e no ponto seguinte um bom saque e winner deram a vitória e o alívio ao jovem de 20 anos.