O cearense número 1 do Brasil e 82º do mundo, Thiago Monteiro, ficou muito perto da chave principal do Masters de Cincinnati, em Nova York, nos Estados Unidos, mas sentiu o físico e acabou abandonando a partida diante do jovem finlandês Emil Ruusuvuori, 101º.
Monteiro lutou por 1h20 mas perdia a partida em 6/4 2/1 e viu-se impossibilitado de seguir em quadra e abandonou, colocando o jovem de 21 anos diretamente em sua primeira chave principal de torneio em nível Masters 1000.
Foi do nada. Eu não estava sentindo nada, estava jogando normal. Mas, em uma bola específica senti a perna travar," contou Monteiro, que já fez exames e foi diagnosticado com um estiramento no adutor direito. "Eu tive um estiramento leve no adutor direito. Não foi nada grave e nem uma ruptura total. Acredito que dentro de 3 ou 4 dias já posso estar fazendo tudo normal e recuperado para o US Open. É uma pena. Eu vinha jogando bem, estava animado, mas é só o começo de uma retomada do circuito," disse o cearense.
O jogo teve um primeiro set bastante parelho, no qual os tenistas trocaram quebras entre o quarto quinto games, e a disputa seguiu firme, com os dois sacando bem, até que o brasileiro ficou em dificuldades e precisou salvar três breakpoints no oitavo game, mas não manteve o serviço no décimo game e perdeu a primeira parcial.
Já sentindo Aa perna direita, Monteiro tentou levar o jogo adiante, mas teve de abandoná-lo após o terceiro game da segunda etapa.
Desta forma, o torneio que este ano será realizado em Nova York em razão da pandemia da COVID-19 não terá brasileiros na disputa de simples.