Simona Halep somou pontos na segunda colocação do ranking cortando um pouco a vantagem da líder Ashleigh Barty após a conquista no WTA de Praga, na República Tcheca. Jenifer Brady e Jil Teichmann deram salto.
Halep somou 280 pontos indo a 6356 pontos cortando para pouco menos de 2.400 a vantagem de Barty que soma 8717. Serena Williams, que fez quartas em Lexington, nos Estados Unidos, somou 60 pontos e foi aos 3975 mantendo a nona colocação, 35 atrás de Belinda Bencic. A americana tem chances de escalar posições uma vez que as quatro a sua frente, Belinda Bencic (8ª), Kiki Bertens (7ª), Bianca Andreescu (6ª) e Elina Svitolina (5ª), não jogam Cincinnati e nem no US Open. Serena defende final no Grand Slam, mas não descarta pontos em Cincinnati, podendo somar. Ela tem 600 atrás de Svitolina. A quarta do mundo segue a americana Sofia Kenin atrás de Karolina Pliskova. Fecha o top 10 a japonesa Naomi Osaka.
Campeã em Lexington, Jenifer Brady, dos EUA, somou o melhor ranking pelo título inédito com o 40º lugar subindo nove degraus. A vice, Jil Teichmann também escalou nove ao 54º. Coco Gauff, semifinalista, ganhou três e entrou no top 50 com o 50º lugar. Vice em Praga, Elise Mertens ganhou um degrau ao 22º.