O Australian Open terá cinco bolhas, premiação total e público para 400 mil pessoas, metade do comum, em Melbourne. O organizador do evento está confiante. Cinco hipóteses estão em estudo e está por enquanto a mais viável.
Craig Tiley declarou que o torneio está confiante para manter o torneio como usual para o meio de janeiro e vem trabalhando em estratégias diante da pandemia da COVID-19.
Os ingressos serão vendidos a partir de outubro e cinco bio-bolhas seguras serão abertas no país durante seis semanas antes do evento começar para evitar quarentenas restritas, disse Tiley.
"Vamos abrir nossas bio-bolhas no dia 1º de dezembro para os jogadores virem a qualquer hora", disse o presidente da Tennis Australia.
"Quando eles chegarem, nossa expectativa é que não precisem ficar no hotel por 14 dias como se requere agora. Teremos excessão com essas bio-bolhas seguras".
"Todo ano somos chamados do Happy Slam (Grand Slam feliz). Mas agora estamos dizendo que seremos o Mais seguro e feliz Grand Slam'"
O primeiro cenário é a realização do torneio com público total e o segundo com público limitado e é a parte mais confiante para Tiley com metade do público total, ou seja, 400 mil.
"O cenário três seria sem público, só um evento para televisão. O quarto seria mudança de data para alguma outra no ano e o quinto não realizar o evento."
A área de 2,5 quilômetros quadrados onde é realizado o evento, em Melbourne Park, faz com que se possa ter uma distância social e as máscaras serão obrigatórias.
"Estabelecemos uma estratégia e plano operacional para todos os fãs e como eles estarão posicionados no local".
Tiley disse ainda que vai consultar com outros membros do circuito que foram reposicionados no calendário e não agirá unilateralmente como fez Roland Garros saindo de maio para setembro
Caso o evento precise ser adiado, as perspectivas seriam para março-abril ou setembro-outubro.
As cinco bio-bolhas previstas seriam nas cidades de Perth, Brisbane, Sydney, Adelaide e Melbourne.
Tley afirmou que o evento tem reservas e não precisaría reduzir premiação.