Há 8 anos o suíço Roger Federer sagrou-se campeão do Masters de Madri, na Espanha, após virar uma batalha de 2h37 sobre o tcheco Tomas Berdych. A disputa ocorreu no polêmico "saibro azul", que foi muito criticado pelos atletas.
A vitória de Federer com placar de 3/6 7/5 7/5 marcou a 20º conquista de Masters 1000 e seu 74º título da carreira. A conquista devolveu ainda o suíço ao numero 2 da ATP, posto que não ocupava desde março de 2011.
O saibro azul gerou muita polêmica na ocasião, por ter sido uma imposição do dono do torneio, o ex-tenista romeno Ion Tiriac, que via no piso uma oportunidade de melhor transmissão televisiva do jogo de saibro. Após vencer a queda de braço e implantar o piso a contra gosto principalmente dos jogadores da ATP, Madri, que já é uma condição mais rápida por estar em altitude precisou voltar ao saibro tradicional.
Campeã da chave feminina ao bater a bielorrussa Victoria Azarenka, Serena Williams chamou os tenistas de "frouxos". Federer, tal como a maioria das atletas da WTA, não se posicionaram contra o saibro azul, mas, à época, relataram dificuldades.
Confira parte grande da partida: