Uma confusão deixou tenistas e técnicos espanhois chateados esta semana. A Espanha iniciou o processo de flexibilização diante da pandemia do coronavírus, mas a Real Federação Espanhola de Tênis não deixou claro sobre a prática do esporte.
Leia Mais:
Djokovic afirma a Sharapova que já jogou de ressaca
Os clubes estavam ainda fechados e só poderão ser reabertos na semana que vem, a partir do dia 11. Só que Rafael Nadal foi para a casa de um amigo, onde costumava treinar no piso duro antes da construção de sua academia, e praticou nesta segunda-feira.
Em entrevista ao Voz de Galicia, Rafa comentou: "Pude treinar em uma casa privada porque a academia ainda não tenho claro se posso ir. Assim que preferi evitar confusão e fui treinar na casa de um amigo que tem quadra e ele me liberou", disse Nadal.
Só que Nadal não poderá repetir os treinos na semana já que ao longo da segunda-feira a Federação Espanhola soltou comunicado dizendo que "Segundo o Governo, nenhum Atleta de Alto Nível poderia treinar durante a Fase 0 em quadras de tênis".
Quem também voltou aos treinos na Espanha, em Marbella, onde passa o confinamento, foi Novak Djokovic, no clube Puente Romano. Só que o jogador também se deu conta depois que só poderia fazer as atividades na próxima semana. O clube emitiu um comunicado ao jornal MARCA comentando a situação.
"No dia 4 de maio recebemos a solicitação do Sr. Djokovic paratreinar em uma das quadras do clube
Puente Romano Marbella. Entendendo que a partir do 4 de maio os atletas profissionais estavam autorizados a treinar, foi autorizado ele utilizar nossas instalações. Uma consulta posterior junto a Real Federação Espanhola após emitirem comunicado diante da nova Ordem Ministerial nos deixou claro que terá que esperar até 11 de maio para fazer uso do clube de tênis. Compartilhamos com o Sr. Djokovic e ambas as partes concordamos em voltar aos treinos a partir dessa data. Lamentamos nossa interpretação da norma tenha sido equivocada e que isso possa ter causado algum inconveniente tanto ao Sr. Djokovic ou qualquer cidadão de boa fé"., diz o comunicado do clube.