Os ex-números 1 do mundo Billie Jean King e Andy Murray, deram seu ponto de vista em entrevista à CNN americana, a respeito da proposta de Roger Federer de unir as associações masculina (ATP) e feminina (WTA) administrativamente como órgão único do tênis profissional.
"Eu não estou no Conselho dos Jogadores da ATP, mas eu assumo que o tênis masculino tem sido repugnante e agora tem discutido isso nas últimas semanas ou meses. Acho que Billie Jean pode falar melhor sobre isso, ela tem falado e lutado por isso nos últimos 40 anos e tem uma melhor visão disso", iniciou sua fala.
"Eu acho ótimo, vejo que a maioria dos jogadores têm visto isso bem. É um passo positivo na direção correta. Nós temos um esporte único, onde homens e mulheres competem juntos nas principais competições, isso normalmente não acontece nos demais esportes globais, vejo isso como um diferencial positivo. Nestes eventos temos premiação equiparada, o que pra mim é muito atrativo para os patrocinadores e para os fãs. Temos um público de 50% e 50%. Todas estas coisas precisam ser celebradas", resumiu o tenista, que apontou para desavenças do passado, ponderando que a decisão, no seu ponto de vista, é acertada.
BIllie Jean King comentou que adorou que a proposta feita por Federer, pois para ela "quando um tenista top fala, as pessoas escutam".
"Eu ainda não falei com Roger sobre isso, mas o fato dele trazer isso à tona é porque temos tempo para falar sobre nosso esporte. O que as pessoas precisam entender é que juntos nós seremos mais fortes, como Andy disse, fortes juntos para chegar às oportunidades e patrocinadores. Nós precisamos estar juntos como esporte e não brigando internamente. Nosso trabalho é estarmos juntos, pois nós competimos com os outros players do entretenimento e esportes. As pessoas não percebem, mas a audiência é muito importante e nós (em separado) não estamos aptos para fazer isso. Estarmos juntos nos fará mais fortes e valiosos", concluiu.
Roger Federer has raised the idea of merging men’s and women’s tennis.@andy_murray: “It’s definitely a step in the right direction.” @BillieJeanKing: “When top male players bring it up, people listen… We’re much stronger… if we’re together.” pic.twitter.com/ZXjHYe9usd