Daren Cahill, atual treinador de Simona Halep, comentou em entrevista ao The National, que o ideal seria a criação de uma comissão unindo ATP, WTA e a Federação Internacional de Tênis.
"Isso nos levade maneira imparável até uma comissão do tênis. Digamos que os quatro Grand Slams se mantenham como estão, mas então teríamos a ATP, a WTA e a ITF unidas. Isso significa que se podem nomear uma comissão que supervisione a gira de homens e mulheres, a Fed Cup, Copa Davis, Jogos Olímpicos e também os eventos menores que estão sendo controlados pela ITF e a WTA. Essa pessoa e organização teriam um poder enorme".
"Pessoalmente creio que seria uma boa posição paraser jogador de tênis porque sabe que cada decisão que será tomada com melhor interesse parao jogo. No momento se é um torcedor de tênis e quer seguir o circuito, encontra plataformas diferentes e fica confuso (se referindo a ATP, WTA, ITF, Copa Davis e Fed Cup). As redes sociais ficariam mais fluidas se das giras funcionassem. No lugar de competir entre elas , convertiriam em uma somente".
Cahill sugere também a união de regras entre as entidades: "Também seia necessário reunir um conjunto de regras, nesse momento há diferentes normativas na WTA em relação a ATP. Um conjuto de classificação (ranking) que seria mais fácil de entender como funciona, a gira masculina é muito mais fácil. Conhecemos seus Masters 1000, ATPs 500, e ATP 250. Sabemos como funcionam os rankings, tudo contrário (da WTA). Um passo atrás e simplificaria tudo", disse Cahill que também treinou Andre Agassi e Lleyton Hewitt.
Todavia eleponderam que seria difícil a negociação: "Nesse momento os homens mandam um pouco mais na mesa de negociações quando falamos em direitos de televisão. Sei que Serena Williams nos EUA está no mesmo nível de Roger Federer e Rafael Nadal. Obviamente sabemos que alguns tenistas do masculino sentiriam certo ressentimento, mas a maioria seria capaz de ver o benef´cio e entender que isso é correto".
"É preciso assegurar que esse esporte siga sendo saudável e siga crescendo. Nos anos 80 e 90 o tênis só atendia 150 jogadores, se estivesse 150 domundo poderia sobreviver. Agora segue sendo o mesmo, se está fora desse bloco tem problemas, terá que lutar para cobrir todos os gastos e isso não está bem j áque a quantidade de prêmios para compartilhar é muito maior".
"Esperamos que esse período sirva de atenção para que as giras vejam as coisas melhores. A notícia do fundo criado pela ATP é magnífica, grande trabalho mesmo que não deveria ser os jogadores que fizessem".