Poucos instantes após a organização de Wimbledon anunciar não apenas seu cancelamentoo bem como ações para ajudar no combate à COVID-19, ATP e WTA anunciaram em conjunto a ampliação da suspensão do circuito.
"Junto a decisão de cancelar Wimbledon, a ATP e WTA anunciam juntas a ampliação da suspensão do calendário para 13 de julho", inicia o comunicado que desta forma decreta não apenas o fim da temporada de saibro europeu (até 8 de junho), como a não realização da temporada na grama.
"Com a decisão, ficam afetados nos calendários os torneios de 's-Hertogenbosch [Holanda], Stuttgart [Alemanha], Queen's [Inglaterra], Halle [Alemanha], Mallorca [Espanha] e Eastbourne [Inglaterra] no calendário ATP, assim como os torneios WTA de 's- Hertogenbosch, Nottingham e Birmingham [Inglaterra], Berlim [Alemanha], Eastbourne e Bad Homburg [Alemanha]. A suspensão afeta a todos os níveis, incluindo o circuito Challenger e ITF. Atualmente os torneios que se planejam realizar após 13 de julho de 2020 continuam dentro do calendário estabelecido", segue o comunicado.
O presidente da ATP, o italiano Andrea Gaudenzi, comentou a decisão: "Lamentavelmente, a atual pandemia mundial da COVID-19 não nos deixa outra solução que não suspender ainda mais o circuito, uma decisão que tomamos com próxima cooperação com nossos membros e outros órgão do tênis. re-organize o mais rápido possível, assim que for seguro".
O CEO da WTA, Steve Simon, também ressaltou a busca por preservar a saúde das atletas e dos colaboradores, torcedores e voluntários em todo o mundo. "Também compartilhamos da decepção do novo adiamento da temporada, nossa prioridade segue sendo anos apoiarmos durante este tempo difícil e trabalhar juntos para que nosso esporte retorne forte".