A inédita e explosiva dupla de Novak Djokovic e Nick Kyrgios estreou com tudo nesta segunda-feira no ATP 250 de Brisbane, na Austrália, no primeiro jogo oficial deles na temporada. Crédito: William West/AFP via Getty Images
Leia Mais:
Djokovic comenta estranheza nos primeiros dias com Murray
Sérvio sai em defesa de Kyrgios
Entre em nosso canal do Whatsapp!
A dupla produziu vários momentos de espetaculares golpes para aplicarem 6/4 6/7 (7/4) 10/8 sobre os especialistas Alexander Erler, da Áustria, e o alemão Andreas Mies, bicampeão de Roland Garros.
Talvez impulsionado pela melhora na atmosfera, Kyrgios seguiu com um impressionante lob vencedor para trazer um set point no retorno em 5-4, 30/40. Ele então deu uma passada de forehand para selar o primeiro set, antes que ele e Djokovic mantivessem a calma em um Match Tie-break para uma vitória que eles comemoraram com um toque de peito saltitante.
“A volta da rede foi uma ótima armação de Mies, que jogou um voleio curto muito bonito, então eu tive uma abertura e fui em frente", disse Djokovic, quando solicitado a comparar seu winner com um tweener que Kyrgios fez no segundo set. "Estava 5-4 para nós, mas 30/0 (para eles), e ganhamos aquele ponto e a energia do público nos fez seguir em frente. Então ganhamos aquele game e o primeiro set. O tweener de Nick é definitivamente mais difícil de jogar nas circunstâncias. Tentamos colocar a galera do nosso lado e obter essa energia e apenas usá-la para um bom tênis."
Kyrgios também opinou sobre o momento mágico de seu parceiro: "Esse é apenas um momento icônico de Novak. A maneira como o cara se movimenta na quadra, eu nunca me movi daquele jeito na minha vida. Eu estava adorando. O tweener é, eu acho, mais um golpe icônico que as crianças adoram. Os fãs aqui queriam que eu sacasse por baixo, mas eu estava tentando ser profissional! Não sei qual Nick Kyrgios eles querem. Vocês querem tweeners ou quer que eu me concentre e consiga uma vitória? Tentei encontrar esse equilíbrio esta noite o máximo que pude.”
Competindo em sua primeira partida de nível de turnê em 18 meses devido a uma lesão, Kyrgios continuou a produzir momentos sublimes de habilidade que serviram como um lembrete imediato da habilidade natural que o ajudou a ganhar sete títulos de simples de nível de turnê e alcançar o top 15 do ranking. O jogador de 29 anos chegou a uma grande final de simples em 2022, quando perdeu para seu atual parceiro de duplas, Djokovic, na decisão de Wimbledon. Ele também é um ex-campeão de duplas do Grand Slam, tendo vencido o Aberto da Austrália de 2022 ao lado de Thanasi Kokkinakis.
“Foi incrível. Obrigado, pessoal, por terem vindo hoje à noite”, disse Djokovic à multidão em sua entrevista na quadra. “Uma casa lotada e uma atmosfera incrível. É ótimo estar de volta. Joguei aqui pela última vez há quatro ou cinco anos (na ATP Cup de 2020). A Austrália sempre tem um público incrível, uma cultura incrível para o tênis, então qualquer cidade que você visite tem um estádio lotado. Quero agradecer ao Nick por jogar. Ele disse outro dia que seria um prazer jogar com ele, e é. Estou feliz em dividir a quadra com ele em seu retorno. Não joguei tantas partidas de duplas na minha vida, para ser honesto, principalmente nos últimos cinco anos, então, o que quer que Nick estivesse dizendo, eu estava acompanhando, na verdade.”
Kyrgios respondeu: "Fiquei realmente surpreso que ele duvidou de si mesmo em alguns momentos. Eu fiquei tipo, 'Irmão, você é o maior de todos os tempos, vá em frente, faça o que tem que fazer'. Para mim, estou apenas olhando ao redor para todos os fãs e este lindo estádio... Esta lesão tem sido brutal para mim, então eu não estava tomando nada disso como garantido.
"Não sei quantos verões australianos me restam, então estou apenas olhando ao redor e amando a energia, e muito feliz por estar de volta aqui. (Novak e eu) prometemos que faríamos isso uma vez, antes que ele ou eu vá, então estou feliz por ainda estarmos vivos."
Kyrgios se moveu bem durante o confronto de segunda-feira e tanto ele quanto Djokovic pareceram aproveitar sua primeira partida competitiva juntos na quadra de duplas. O recordista de 24 títulos de simples Djokovic respondeu a alguns elogios por um voleio precoce de seu parceiro na troca de turno de abertura com uma resposta bem-humorada de, "Que jogo eu joguei, hein?", arrancando risadas de Kyrgios e da multidão.
Os dois enfrentam agora a dupla cabeça de chave 1 do torneio com o croata Nikola Mektic e o neozelandês Michael Venus.