A bielorrussa Aryna Sabalenka, 13ª da WTA, conseguiu dominar a tcheca Petra Kvitova, 11ª, que vinha de batalha contra a número 1 do mundo Ashleigh Barty, e ergueu pela primeira vez o troféu do WTA Premier 5 de Doha, no Qatar.
Sabalenka precisou de 1h10 para fechar a partida contra Kvitova em um duplo 6/3 tendo disparado sete aces contra dois da tcheca, que cometeu uma dupla-falta contra três da bielorrussa, que venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 47% de aproveitamento de Kvitova.
Vindo de uma batalha desgastante contra Barty, Kvitova teve um bom primeiro game de jogo, forçou a rival a salvar dois breakpoints, mas começou a ter problemas em seu primeiro game de saque, viu Sabalenka propor trocas de bolas e buscou balançar a tcheca na linha de base. A agressividade do jogo da bielorrussa fez resultado, ela quebrou o saque de Kvitova no quarto game, abriu 4/1 e administrou.
Com a luta pela qual é conhecida, Kvitova não se deu por vencida, forçou Sabalenka a disputar oito igualdades no quarto game, que foi o mais longo do jogo, durou 10 minutos e forçou a bielorrussa a salvar cinco breakpoints. Motivada por ter segurado a pressão, Sabalenka esperou uma oportunidade, viu a tcheca não encaixar o primeiro serviço, assim conquistou a quebra no sétimo game e novamente no nono, vencendo quatro games em sequência para fechar a partida.
Este é o sexto título da carreira da pupila de Dmitry Tursunov, o quarto da série de WTAs Premier.
Com o título Sabalenka ganhará duas posições no ranking da próxima segunda-feira e como 11ª fica mais próxima de um retorno ao top 10.