Momentos em que o suíço Roger Federer perde o controle de suas emoções em quadra são raros, no entanto explosivos. Durante sua partida de quartas de final no Australian Open, o suíço se envolveu num debate com a juíza de cadeira após ser advertido por linguagem imprópria.
O que acontece é que, além da advertência em quadra, Federer acabou por receber uma multa por sua conduta. O fato se deu durante o terceiro set, quando uma juíza de linha teria ouvido uma série de xingamentos por parte de Federer e informado à árbitra geral do confronto.
O número três do mundo ainda debateu com a árbitra, alegando que teria falado algo em alemão e indagando se a juíza realmente teria entendido o que ele disse. A discussão não chegou a lugar algum e, após avaliação da ITF, o tenista foi multado em US$ 3 mil (R$ 12,5 mil).
Esta foi apenas a segunda vez em toda sua carreira que Federer foi multado por linguagem imprópria durante um torneio de Grand Slam. A primeira havia sido durante a icônica decisão do US Open 2009, na qual foi derrotado pelo argentino Juan Martin Del Potro.