Roger Federer celebrou sua vaga na semifinal do Australian Open conquistada de forma dramática nesta terça-feira ao salvar sete match-points contra o americano Tennys Sandgren, 100º colocado,no triunfo por 6/3 2/6 2/6 7/6(10/8) 6/3.
”Preciso ter sorte às vezes. Esperava que ele não cravasse um winner, se ele errasse um ou dois match-points o que poderia acontecer ? Tive uma incrível sorte hoje",disse o suíço.
"Enquanto o jogo seguiu, comecei a me sentir melhor e tentei joar. Acredito em milagres. Poderia ter chovido...Deixa ele me finalizar com estilo, e ele não fez isso. Ainda estou aqui e obviamente muito feliz".
Federer comentou sobre a lesão sofrida na virilha a partir do segundo set e onde pediu atendimento no terceiro set: "Depois do atendimento médico estava um pouco preocupado. Às vezes você espera que solucione chamando o médico, mas não foi o caso. No terceiro set estava meio perdido e era questão de calibrar o que tinha e o que não tinha do meu jogo. No quarto set descobri de alguma maneira que as coisas poderiam acabar rápido ou que ainda poderia aguentar um pouco. Ele conseguiu a quebra e ali pensei que tinha tudo acabado. É verdade que há momentos que você pensa que talvez não. Quando ganhei o quarto set pensei que poderia virar o jogo. Ele sacava bem.Ele sacava bem e era difícil criar oportunidades. Quando coloquei 4/2 voltei a acreditar que poderia virar".
Federer acredita que pode curar a lesão nos próximos dois dias: "Espero que sim. Não sei se posso chamar de lesão, de dor ou problemas. Necessito saber. Agora estou na adrenalina no meu corpo e é preciso esperar. Com dois dias é momento de dormir muito e ver os médicos e fisios. Espero que não seja nada ruim e que só tenha ficado tensionado a virilha depois de jogar muito ou pelos nervos. Verei esta noite ou amanhã. O dia seguinte é importante para saber".
"Talvez a lesão tenha chegado no segundo set depois que ele me quebrou o saque. Comecei a sentir que não conseguia defender bem e me deram uma advertência porque estava chateado com a dor que sentia. Levo um tempo com esse problema, mas seguia sentindo que jogava bem, Me sentia bem no início da partida e a partir do segundo set senti".
Sobre o próximo rival, Novak Djokovic, o qual tem recorde negativo com 26 derrotas e 23 vitórias, ou Milos Raonic, o qual lidera por 11 a 3, Federer declarou: "É bom ver o Milos jogando bem e devolta. Bom ver que ele pertence aos primeiros do ranking. Estou muito feliz por ele. Novak é um campeão, especialmente aqui na Austrália. Tivemos épicas batalhas no passado. Não importa contra quem joar preciso me sentir melhor do que fiz hoje".
O tenista hexacampeão do torneio minimizou suas expectativas para a partida semifinal: "A chave não fica mais fácil. Mas tenho os próximos dois dias com nada a fazer...Posso me sentir melhor, nunca se sabe. Com essas sortes posso chegar sem expectativas porque sei que poderia estar agora esquiando na Suíça".