Rafael Nadal, número 1 do mundo, celebrou sua vitória por 4/6 7/5 6/1 contra Alex De Minaur, 18º, que carimbou o passaporte da Espanha para enfrentar a Sérvia de Novak Djokovic na decisão da ATP Cup, realizada em Sydney, na Austrália.
“Foi uma partida duríssima desde o começo, Alex começou em um altíssimo nível e senti que tinha menos energia que o habitual. Ontem foi um dia muito longo, condições muito pesadas, mas hoje foi uma partida tremenda com atmosfera incrível", disse Rafa.
Antes da vitória de Nadal, Roberto Bautista despachou Nick Kyrgios marcando 6/1 6/4 dando o ponto inicial da Espanha no confronto: "Todo mundo sabe o quão difícil é jogar contra um jogador como o Nick, um enorme jogador com talento incrível. Ter vencido em dois sets indica que fiz um grande trabalho, jogando muito sólido", disse Bautista.
Nadal comentou sobre o duelo final onde terá que encarar Novak Djokovic, vice-líder, em torno das 6h30: "Primeiro objetivo é tentar dormir mesmo que seja um pouco mais que ontem quando fomos dormir 5h30 da manhã (risos). Sabemos que será uma final super complicadas, assim esperamos dar o máximo. Sabemos o quanto Novak gosta de jogar aqui, cnhecemos os grandes resultados que teve aqui em sua carreira e também tem uma grande equipe. Estão jogando muito bem (sérvios), mas nós também, hoje o Roberto fez uma partida incrível. Esperamos estar preparados para um desafio à altura".
Capitão espanhol, Francisco Roig, também técnico de Nadal, destacou: "Rafa é um grande campeão, muitas vezes não têm que dizê-lo nada porque ele mesmo é capaz de encontrar a solução. Tentamos ajudá0lo o máximo desde o banco, mas hoje o Alex começou com muita energia e Rafa teve um dia muito duro. Foi capaz de voltar na partida um pouco mais lento e no fim terminou jogando muito bem, isso ajuda para o jogo de amanhã".
O confronto final será aberto com Bautista contra Dusan Lajovic, 34º, a partir das 4h30 de Brasília.