Em um jogo eletrizante e muito disputado, o espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, conquistou uma brigada virada sobre o australiano Alex de Minaur, 18º, frustrou a torcida em Sidney e garantiu a Espanha na grande final da ATP Cup contra a Sérvia de Djokovic.
Após uma sólida vitória do compatriota Roberto Bautista Agut sobre Nick Kyrgios, Nadal lutou por 2h13 para fechar o placar diante de Minaur em 4/6 7/5 6/1 tendo convertido cinco aces contra seis do australiano, que venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 75% de aproveitamento do espanhol.
Com um ponto de vantagem no duelo, Nadal entrou em quadra e acabou quebrado no game inicial, após boas devoluções de Minaur, que seguiu firme no saque e trabalhando entre bons pontos na linha de base e outros curtos junto à rede, sem dar chances ao espanhol.
Um set abaixo, Nadal sustentou o saque, trabalhou bem buscando furar o bloqueio de Minaur na linha de base, mas chegou a seu primeiro breakpoint na partida após erro com backhand do australiano, já no décimo segundo game da parcial, lutou, conquistou a quebra e forçou o set decisivo.
Ali, Minaur sentiu o cansaço, acabou 4/0 abaixo no placar sofrendo quebras no segundo e quarto games, tentou a reação, devolveu uma das quebras, mas não sustentou seu saque e viu o espanhol fechar sólido.
Atual campeã da Copa Davis, a Espanha encara na grande final da primeira edição da ATP Cup a Sérvia de Novak Djokovic.