A edição inaugural da ATP Cup mal começou e uma gafe gigante cometida pela organização tomou os holofotes das redes sociais na noite desta quinta-feira, durante cerimônia de apresentação de Bélgica e Moldávia.
O embate foi o primeiro a ser iniciado e, como é a tradição, os hinos das duas nações foram reproduzidos. No entanto, na hora da Moldávia, a organização reproduziu o hino nacional da Romênia, o que causou um grande desconforto nos atletas, ainda que tenham colocado a mão sobre o peito, como sinal de respeito.
Apesar de não justificar o erro cometido pela ATP, a Moldávia utilizou o hino da Romênia como seu oficial desde a dissolução da União Soviética, em 1991, até meados dos anos 90. Recentemente, as duas nações vêm indo e vindo em plebiscitos para uma reunificação — alguns incluindo a Geórgia na formação de um novo Estado.
Pouco após o ocorrido, a organização utilizou seu perfil no Twitter para esclarecer o ocorrido e se desculpar a com a delegação da Moldávia pelo erro.
At the start of the Moldova vs Belgium match we mistakenly played the wrong national anthem for Moldova. We are sincerely sorry and have apologised personally to 🇲🇩#TeamMoldova.
— ATPCup (@ATPCup) January 3, 2020