A dupla russa formada pelos jovens Andrey Rublev e Karen Khachanov venceram uma batalha de 2h13 contra os experientes sérvios Novak Djokovic e Viktor Troicki em 6/4 4/6 7/6 (8) e avançaram à semifinal do grupo Mundial a Copa Davis em Madrid
Com o duelo empatado, o capitão sérvio tirou o veterano Janko Tipsarevic da dupla e colocou Djokovic para jogar ao lado de Troicki, a formação das duplas foi extremamente equilibrada que foi definida nos detalhes do tiebreak do terceiro set. Em todo o jogo os russo converteram seis aces contra quatro dos sérvios, que cometeram 38 erros não-forçados contra 40 dos russo, que dispararam 32 bolas vencedoras contra 21 de Djokovic e Troicki.
O primeiro set teve uma disputa equilibrada, em que as duplas trocam quebras entre o quarto e quinto games, os russo abriram 5/3 com quebra no sétimo game e administraram, muito graças a performance de Rublev que manteve-se sólido do início ao fim da partida, muitas vezes definindo os pontos pelo parceiro, que vinha de derrota para Khachanov.
Na segunda etapa, determinados a conquistar a virada, os sérvio abriram 4/1 com quebra no quarto, não sustentaram o saque no sétimo game, mas seguiram pressionando e conquistaram quebra no décimo game.
O equilibrio do jogo se refletiu na última etapa, os sérvios salvaram os únicos breakpoints da disputa, jogados no quinto game, viram a partida chegar ao tiebreak.
Nele, as duplas sucumbiram ao nervosismo, cometeram erros, trocaram mini-quebras, mas os russos mantiveram sangue frio e alongaram trocas para salvar três match-points e conseguiram fechar a partida quando tiveram sua primeira oportunidade, com Rublev sacando aberto e vendo a devolução de Troicki ficar na rede..
Confira um ponto que pode representar o drama da partida:
The commitment. The drama.
— Davis Cup by Rakuten Madrid Finals (@DavisCupFinals) November 22, 2019
We're here for it.#DavisCupMadridFinals #byRakuten pic.twitter.com/IB6SG4xbKO