Disputando a última partida desta quinta-feira na capital espanhola, a equipe canadense garantiu a primeira vaga na semifinal da Copa Davis Finals, ao derrotar a Austrália em um duelo disputadíssimo.
Abrindo o embate, o canadense Vasek Pospisil surpreendeu o australiano John Millman, favorito no embate, saindo com a vitória por 7/6(7) 6/4. Em seguida, veio o grande duelo da nova geração entre o canadense Denis Shapovalov e o australiano Alex De Minaur, vencido pelo australiano em 1h56 de partida com parciais de 3/6 6/3 7/5.
Com uma vitória para cada, o Pospisil e Shapovalov voltaram em quadra para as duplas. A experiência de Pospisil, antigo campeão de Wimbledon nas duplas, aliado ao jogo variado de Shapovalov deu a vitória por 6/4 6/4, em apenas 1h10, diante de John Millman e Jordan Thompson, garantindo o ponto decisivo para o Canadá.
Primeiros na semifinal, os canadenses agora esperam pela definição do duelo entre Sérvia e Rússia, nesta quinta-feira, para conhecer contra quem disputarão uma vaga na grande decisão.