A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) firmou com o All England Lawn Tennis Club (AELTC) mais uma importante parceria para promover o desenvolvimento do tênis juvenil no Brasil.
A partir de 2020, o país será anfitrião do Road to Wimbledon, competição voltada para jovens da categoria 14 anos. Será a primeira vez que o evento será realizado na América.
A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do AELTC de apoiar e aprimorar o tênis de grama. O Road to Wimbledon, fundado em 2002 como uma iniciativa para incentivar a participação de juvenis do Reino Unido no tênis de grama, começou a expandir seu alcance a partir de 2014 com a criação da série de eventos Road to Wimbledon Internacional na Ásia.
O Road do Wimbledon Brasil será realizado entre 16 e 22 de março de 2020 com o apoio da CBT e da HWT Sports, em Bragança Paulista (SP). Os preparativos para converter um dos campos de futebol da HWT em quadras temporárias de grama já começaram, e 16 meninas e 16 meninos mais bem classificados do Brasil, na categoria 14 anos, terão a oportunidade de passar uma semana praticando e competindo na grama, sob a orientação de treinadores da AELTC. Os vencedores e vice-campeões do torneio viajarão a Londres, com as despesas pagas, para representar o país no Road to Wimbledon Finals, que será realizado no AELTC, em agosto de 2020.
Richard Lewis, diretor executivo da AELTC, comemorou a parceria formalizada com o tênis brasileiro: “Estamos muito satisfeitos que o Brasil se junte à família Road to Wimbledon no próximo ano. Para nós, é emocionante expandirmos esta série de eventos para a América do Sul, oferecendo a oportunidade de celebrar a experiência única e especial do gramado de tênis em um novo continente, além de dar a mais jogadores a chance de descobrirem a alegria da quadra de grama. Gostaríamos de estender nosso agradecimento à Confederação Brasileira de Tênis e à Academia HWT pelo apoio que demonstraram e esperamos receber os finalistas brasileiros no All England Club em agosto".
Presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp destacou o importante passo dado pela entidade para firmar laços institucionais sólidos em favor do tênis nacional: "Em nome da CBT e do tênis brasileiro, tenho orgulho de me juntar ao AELTC nesta importante parceria para sediar o Road to Wimbledon. A CBT trabalhou duro para encontrar as melhores instalações para o evento e gostaríamos de agradecer ao Sr. Wilson Trecenti, proprietário da HWT Sports, que começou a preparação das quadras de tênis de grama da mais alta qualidade no Brasil, além de todas as áreas operacionais necessárias para receber um evento como este. É uma honra para nós hospedarmos o Road do Wimbledon pela primeira vez na América. Nós da CBT estamos sempre procurando novas oportunidades e acreditamos que essa parceria com o AELTC é um passo importante, que aumentará o desenvolvimento dos juniores do Brasil. Estou ansioso pelo nosso evento inaugural em março do próximo ano".
O Road to Wimbledon é parte integrante da estratégia do AELTC de desenvolver o tênis na grama, que tem a ambição de proporcionar, mundialmente, a chance para juvenis competirem na grama e desenvolverem a capacidade neste piso. Além da oportunidade de aprimoramento que o Road to Wimbledon oferece, o AELTC fez um investimento significativo no tênis em quadras de grama com a meta de criar uma série de três semanas de competições para os top-150 juvenis do mundo. Começando pelo Junior International Nottingham, um novo torneio Grade 1 da ITF na categoria 18 anos desenvolvido em colaboração com a LTA, e o tradicional Junior International Roehampton, a nova temporada culminará no Junior Championships em Wimbledon. O AELTC também anunciou a intenção de expandir o Junior Championships para incluir um novo torneio internacional na categoria 14 anos, reunindo os melhores do mundo nessa idade, para ser realizado a partir de 2022.
Recentemente, o AELTC também anunciou uma série de investimentos estratégicos para fortalecer e melhorar a temporada profissional na quadra de grama, para garantir que os jogadores tenham as melhores oportunidades para competir e praticar na grama em preparação para Wimbledon.