Vivendo a melhor temporada de sua carreira, a australiana Ashleigh Barty, número 1, superou de virada a vice-líder, a tcheca Karolina Pliskova, na semifinal do WTA Finals de Shenzhen, na China, e tenta fechar o ano com título em confronto contra Elina Svitolina.
Leia mais:
Svitolina inicia virada, vê Bencic abandonar e está na final em Shenzhen
Barty precisou de 1h55 para fechar o placar em 4/6 6/2 6/3 tendo convertido um ace contra 11 da australiana, que cometeu uma dupla-falta contra quatro da tcheca, que cometeu 30 erros não-forçados contra 26 de Barty, que disparou 36 bolas vencedoras contra 23 de Pliskova.
Em um jogo nervoso, com as tenistas se pressionando, cada uma teve ao menos um breakpoint em todos games até a quebra da tcheca no quinto game e administrou, após abrir 4/2 no placar.
Na segunda etapa, Barty precisou sair de um 0-40 no terceiro game com apoio da torcida, quebrou a tcheca na sequência, abriu 4/1 e administrou a vantagem, buscando não se desgastar nos games de saque da adversária.
O terceiro set seguiu equilibrado com as duas tenistas sacando muito bem, até que Barty pressionou e conquistou a quebra no sexto game, abriu 5/2 e seguiu administrando a vantagem.
Jogando pela primeira vez na carreira a final do WTA Finals, Barty encara a atual campeã, a ucraniana Elina Svitolina, que viu a suíça Belinda Bencic abandonar no terceiro set com placar em 5/7 6/3 4/1.
Barty e Svitolina se enfrentaram cinco vezes no circuito profissional e a ucraniana levou a melhor em todas.