A suíça Belinda Bencic, 12ª da WTA, conseguiu dominar o jogo agressivo da japonesa Naomi Osaka, atual número 1 do mundo, e está garantida nas quartas de final do US Open. Com a derrota de Osaka, a australiana Ashleigh Barty volta ao topo do ranking.
Bencic precisou de 1h27 para fehcar o placar em 7/5 6/4 tendo cometido seis duplas-faltas contra três da japonesa, que disparou os nove aces da partida e 26 bolas vencedoras contra 29 da suíça, que cometeu 12 erros não-forçados contra 21 de Osaka.
A partida começou com Bencic trabalhando firme na linha de base e utilizando a velocidade imposta por Osaka para agredir a rival e assim, abriu o jogo com uma quebra de saque, mas tomou a devolução da quebra no quarto game e viu o jogo seguir igualado e disputado, sem que nenhuma das tenistas enfrentasse um breakpoint, até que posicionou-se jogando no meio da quadra, conquistou quebra no décimo primeiro game e sacou sólida para abrir vantagem.
O jogo seguiu equilibrado e disputado na segunda etapa, Bencic aproveitou a única oportunidade que teve de quebrar o saque da rival no quinto game, abriu 4/2 e administrou.
Nas quartas de final do US Open, Bencic encara a croata Donna Vekic, 23ª da WTA, que superou a alemã Julia Goerges, 30ª, em uma batalha de 2h43 com placar em 6/7 (5) 7/5 6/2.
Bencic e Vekic já se enfrentaram três vezes no circuito profissional e a suíça levou a melhor em dois destes encontros.
Barty volta ao Nº1
Com a derrota de Osaka, que defendia o título do US Open, a australiana Ashleigh Barty voltará ao topo do ranking mundial.