Campeã há uma semana no WTA Premiere de Roma, na Itália, e vice-líder do ranking mundial, a tcheca Karolina Pliskova largou com tudo neste domingo no Aberto da França, segundo Grand Slam do ano,disputado no saibro de Paris.
Pliskova precisou de apenas uma hora para marcar 6/2 6/3 e derrotar a americana Madison Brengle, 91ª colocada, em jogo que encerrou a programação da principal quadra do torneio, a Philippe Chatrier.
Mais agressiva, a tcheca deu 36 bolas vencedoras e errou 29 contra apenas oito winners e 14 erros da oponente. Brengle acertou 85% do primeiro saque, mas o bom índice não reverteu em pontos, ela somou 33% dos pontos vencidos com ele.
Pliskova agora enfrenta a eslovaca Kristina Kucova, 203ª, que derrotou a ex-número dois do mundo, a russa Svetlana Kuznetsova por 6/4 6/2.
A suíça Belinda Bencic, 15ª do mundo, eliminou a convidada local Jessika Ponchet, 185ª, por 6/1 6/4 e encara a alemã Laura Siegmund que marcou um duplo 6/3 na russa Sophia Zuk.
A ucraniana Elina Svitolina, nona pré-classificada, precisou de 1h15min para superar a ex-número 1 do mundo, Venus Williams, vice-campeã de 2002, por um duplo 6/3. Venus chegou a liderar o segundo set com quebra por 3/2, mas sucumbiu diante da tenista do leste europeu. Aos 38 anos, Venus jogou em Paris pela 22ª vez. Ela ocupa o 52º posto no ranking mundial.
Svitolina pega a compatriota Kateryna Kozlova na seguna fase.