Roger Federer, número três do mundo, completou com êxito sua rodada dupla no Masters 1000 de Roma, na Itália, nesta quinta-feira e conseguiu, no sufoco, vaga nas quartas de final salvando dois match-points diante do croata Borna Coric, 15º.
Depois de passar pelo português João Sousa, 73º, pela manhã com parciais de 6/4 6/3, o suíço superou o croata por 2/6 6/4 7/6 (9/7) após 2h31min de duração jogando na quadra Grandstand, a segunda principal do Foro Itálico de Roma.
Foi o sexto jogo entre eles e a quarta vitória de Roger que ano passado havia perdido duas vezes em Xangai, na China, e Halle, na Alemanha.
Federer, que não atuava em Roma desde 2016, espera pelo grego Stefanos Tsitsipas, sétimo do mundo e finalista de Madri na semana passada, ou o ídolo local Fabio Fognini, 12º.
Roger começou a quinta-feira em um triunfo procolar contra Sousa na quadra central e a organização trocou a ordem com Rafael Nadal o colocando na central no segundo jogo do dia diante do georgiano Nikoloz Basilashvili.
Federer abriu 40 a 0 no primeiro game que parecia dominado, mas começou a errar e foi quebrado. Teve um 0/30 logo a seguir e não ratificou. Acabou se atrapalhando com o sol e sombra na quadra e rapidamente se viu 4/0 abaixo. Conseguiu fazer dois games, mas não foi páreo para o eficiente e sólido Coric.
Na segunda etapa o natural da Basileia esteve mais firme com o saque, foi confirmando até abrir 5/3 e saque. Coric então foi regular e viu Roger errar três bolas para perder o saque. Quando servia para igualar em 5/5, vacilou e permitiu que Roger crescesse para fechar por 6/4.
O terceiro set foi saque a saque com Borna tendo mais oportunidades e perdendo algumas chances. No tie-break o croata abriu 5 a 2 e teve dois match-points com 6 a 4. Cometeu um erro no fundo e outro na devolução. Federer então aproveitou abriu uma chance desperdiçada com bom saque aberto do oponente e na seguinte após longa troca abaixou bem a bola forçando o erro de Borna junto à rede.