Rafael Nadal lamentou a atuação na derrota por 6/4 2/6 6/3 diante do grego Stefanos Tsitspas, nono do mundo, na noite deste sábado e afirmou que é preciso aceitar o momento que vive sem títulos no piso de saibro até aqui.
“Não foi uma boa partida da minha parte. Lutei, fiz coisas de nível mental que não estiveram mal e outras que não foram bem. Pela noite as sensações mudam um pouco. Aqueci às 17h com muito calor e a bola corria muito, não sei porque razão quando sai da quadra minha sensação mudou um pouco, tinha mais vento e fazia mais frio. Mesmo que tivessemos jogado em uma hora parecida da de ontem hoje não senti tão bem a bola. Não foi minha melhor noite e ele foi melhor, e quando acontece isso eu perco. Tentei até o final. Conheço bem o Tsitspas, tinha claro o que deveria fazer, mas não fui capaz esta noite".
Nadal soma três semifinais com derrotas no saibro este ano em Monte Carlo para Fabio Fognini, em Barcelona para Dominic Thiem e agora Madri.
"É uma derrota, uma possibilidade perdida de disputar uma nova final em um torneio muito importante e bonito para mim. O que supõe é não estar amanhã mais perto de toda essa gente que me dá algo difícil de descrever e impossível de agradecer. O tênis se trata de perder e de ganhar, durante anos ganhei muito nesta superfície e este ano não está sendo assim. Estou ficando perto, mas não consigo ganhar, tenho que aceitar as coisas com naturalidade, igual aceitei toda a vida as vitórias com normalidade e naturalidade. E nas derrotas também setei assim, não quero buscar desculpas. Se trata de jogar tênis, jogando bem teria vencido, não joguei o suficiente bem e a consequência foi a derrota. Veremos o que acontece nas próximas semanas, tenho que confiar nas minhas possibilidades e nas coisas que vão saindo bem".