Rei do Saibro e pentacampeão do Masters 1000 de Madri, na Espanha, Rafael Nadal largou com o pé direito nesta quarta-feira na competição disputada na Caja Mágica com premiação acima dos 6 milhões de euros.
O número dois do mundo passou pelo jovem canadense Felix Aliassime, 30º e vice-campeão do Rio Open, por 2 sets a 0 com um duplo 6/3 após 1h37min de duração na quadra Manolo Santana, a principal do complexo.
Nadal vai encarar nas oitavas de final o americano Frances Tiafoe, 37º colocado, que passou pelo alemão Philipp Kohlschreiber por 6/4 3/6 6/3. Nadal venceu o único jogo entre eles no Australian Open este ano.
Nadal teve um começo de jogo apertado com os dois confirmando saque a saque até a quebra de Rafa no oitavo game e consolidação com o serviço para fechar por 6/3 em 41 minutos.
No segundo, Aliassime começou com erros, e Rafa firme. O espanhol abriu uma quebra, ampliou com 5/2, abriu 30 a 15,mas falhou e foi quebrado com dupla-falta. Todavia ele abriu 0/40 e penou para fechar apenas no sexto match-point com erro de forehand do adolescente.