O suíço Roger Federer celebrou seu retorno ao saibro após três anos e volta ao torneio de Madri após quatro temporadas. Ele marcou 6/2 6/3 sobre o francês Richard Gasquet, 39º, em apenas 52 minutos de duração.
“Estou muito feliz de voltar ao saibro, super feliz por estar de volta a Madri. A torcida e ovação que recebi antes do jogo foram ótimas. Me fez sentir que tomei a decisão acertada de vir a Madri, então me senti muito bem. O primeiro jogo foi muito bem, não acho que o Richard estava em seu melhor, estava longe disso, da minha parte foi um bom jogo", disse Roger que venceu o adversário pela 18ª vez em 20 partidas.
Federer continuou elogiando o tênis espanhol muito por conta da rivalidade com Rafael Nadal: "O público estava ótimo. Maravilhoso. Sempre fui bem recebido na Espanha pois na última década com minha rivalidade com o Rafa e outros jogadores espanhois então as pessoas me conhecem, seguem meus jogos por muitos anos, me escutam então sabem. Então quando venho eles apreciam e eu também. Casa cheia e a atmosfera, eu apreciei".